domingo, 23 de agosto de 2009

Romeu e Julieta


Romeu e Julieta



Autor: William Shakespeare


Adptação: Leonardo Chianca


Coleção: Reencontro


Editora: scpione


Resumo:

A história tem como cenário a cidade de Verona.

Duas famílias poderosas são inimigas mortais: a família Montecchio e a família Capuleto. Vivem em constantes conflitos, os quais perturbam a ordem e a paz da cidade.

Tais acontecimentos provocam a ira do Príncipe que determina severa punição aos envolvidos nos conflitos: caso as brigas e provocações não cessassem, seriam punidos com a morte. Romeu, um jovem Montecchio passional e destemido, sofre de amor por Rosalina. Tem como melhores amigos e companheiros Benvólio e Mercúcio. É convidado por estes, no intuito de fazê-lo esquecer Rosalina, a ir ao baile de máscaras dos Capuleto.

Romeu encanta-se por uma jovem e bela moça, que descobre ser Julieta Capuleto, que corresponde ao encantamento. Mais tarde, Romeu invade o jardim da casa de Julieta e, escondido, ouve Julieta declarar seus sentimentos por ele. Decide revelar sua presença e após trocarem juras de amor, marcam o casamento para o dia seguinte.

Romeu vai à cela de Frei Lourenço e convence-o a realizar a cerimônia secreta. Com a ajuda da Ama de Julieta, a cerimônia é realizada. Após a cerimônia, Romeu presencia um duelo entre seus amigos e Teobaldo, um Capuleto, primo de Julieta. Mesmo desafiado Romeu nega-se a lutar, mas Teobaldo mata Mercúcio e Romeu, tomado pela cólera, mata Teobaldo.

O Príncipe abranda a punição e permite que Romeu viva, mas resolve bani-lo da cidade para sempre. Romeu refugia-se na cela do Frei Lourenço. Julieta, prometida ao Conde Páris, recebe a notícia dos acontecimentos e mantém-se apaixonada por seu marido. Manda a Ama procurá-lo e entregar-lhe um anel como prova de seus sentimentos. Pede que Romeu vá ao seu quarto durante a noite. Romeu e Julieta passam a noite juntos. A Ama, apesar de ajudá-los tenta convencer Julieta de que Romeu não serve para ela. Julieta zanga-se com a Ama.

Romeu parte para Mântua logo pela manhã, após o canto da Cotovia, que simboliza o amanhecer. Enquanto isso, os pais de Julieta resolvem casá-la com o Conde Páris. Desesperada Julieta pede ajuda ao Frei que a aconselha a aceitar o casamento para despistar seus pais. Dá a ela um frasco de elixir para simular sua morte e montam um plano: Julieta deveria tomar o conteúdo do frasco, sua família acreditaria em sua morte, o casamento com o Conde não se realizaria e o Frei, através de uma carta explicativa, mandaria Romeu voltar para que ficassem juntos.

Porém a carta se extravia e Romeu recebe a notícia da morte da amada. Compra um veneno e desesperado decide morrer também. Volta à cidade e defronta-se com o Conde no mausoléu onde está Julieta.

Travam duelo e Romeu assassina-o. Toma o veneno diante do corpo de Julieta e morre abraçado a ela. Frei Lourenço chega para tentar impedi-lo, mas é tarde, foge para não ser desmascarado e punido, porém antes acorda Julieta, que horrorizada decide ficar junto de seu grande amor.

Julieta beija Romeu para tentar absorver o veneno de seus lábios e morrer também, mas sua tentativa é frustrada. Apanha a adaga de Romeu e apunhala-se, morrendo junto de seu marido.

As famílias, após descobrirem os sacrifícios dos jovens, perdoam-se mutuamente e juram manter a paz em nome do amor de seus filhos.

27 comentários:

  1. Obrigado esse resumo me ajudou muito,queria agradecer muito a vc!

    ResponderExcluir
  2. o resumota me ajudando mas euqeria saber quantos anos tem a hstoria de romeu e julieta

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. romeu e julieta esta historia foi escrita no seculo XIV com 23 anos

      Excluir
  3. quais eram os costumes em verona naquele tempo?

    ResponderExcluir
  4. Muito obrigada estava realmente precisando desse resumo

    ResponderExcluir
  5. OBRIGADO O RESUMO ME AJUDOU MUITO

    ResponderExcluir
  6. Obrigada adorei o resumo , estava precisando !

    ResponderExcluir
  7. Obrigado o resumo me ajudou muito.Mas eu queria saber a mensagem,gênero,tema,lançamento.ano de produção e indicação.Obrigada

    ResponderExcluir
  8. quantas paginas tem o livro?

    ResponderExcluir
  9. valeu vou ler pra prova

    ResponderExcluir
  10. :D vlw, me ajudou bastante, e a história é mto bonita...

    ResponderExcluir
  11. eu preciso saber em que ano se passa a historia

    ResponderExcluir
  12. será que se eu fizer esse pro seminário vai ter problemas??

    ResponderExcluir
  13. Me ajudou muito no trabalho de escola obg
    SDV: www.cinderelairônicas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Obrigado agora vou poder fazer a Prova de Português e com certeza vou me sair muito bem. Muito Obrigado!!!

    ResponderExcluir
  15. me ajudou muito com o trabalho de artes da escola ^-^

    ResponderExcluir
  16. o nome da familia é "Montague" e não "montecchio" mas o resumo esta muito bom

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E LOGICO Q É MONTECCHIO SEU RETARDADO MENTAL,DEMENTW

      Excluir
  17. adorei pq eu ja sabia mas basta ler mais vez

    ResponderExcluir