quarta-feira, 27 de abril de 2011

Frankenstein



Autor: Mary Shelley
Editora: MacMillan Readers

Frankenstein

“carta 1”= fala que ele é o homem mais infeliz do mundo e que tem que deter o monstro que ele criou de qualquer jeito.

Capítulo 1: I Go to University
 Victor Frankenstein nasceu em 1810 na cidade de “Geneva”, o irmão mais novo dele,William, nasceu quando ele tinha 12 anos.
Dois anos depois a Elizabeth, que era filha do melhor amigo do pai dele, quando os pais dela morreram ela veio morar junto com eles.
Victor era um ótimo aluno, o primeiro de sua classe, se interessava muito por ciências, principalmente na parte biologica.
Com 18 anos sua mãe, acabou morrendo, ela pediu para ele e Elizabeth se casarem e criarem o Willian, como se fosse filho deles. Três semanas depois de sua mãe morrer, ele foi para a universidade “ German University of Heidelburg” , Henry, seu amigo seu despediu dele, falou que tinha vontade de ir junto com ele, mas não podia por causa dos negócios da sua família.


Capítulo 2: The Secret of Life
                Na faculdade ele estudava ciência, química e medicina. Ele procura descobrir o “segredo da vida”, ele morava na parte velha da cidade, em sua casa tinha um laboratório, ele lia muito, pagava pessoas para roubarem corpos do cemitério, ele estava centrado para conseguir saber o “segredo da vida”. As pessoas tinham medo dele, mas ele não dava atenção.
                Um dia, durante uma tempestade, um raio deu uma idéia a ele. Ele trabalhou duro, queria criar um homem forte e grande, através de pedaços de outros corpos. Ele planejava, através da força do raio, conseguir criar vida. Um tempo depois outra tempestade veio, o raio veio pelos fios que estavam ligados até o monstro.
                Quando ele começou a se mexer, Victor percebeu que não tinha criado um homem e sim um monstro. Ele começou a descer as escadas,quando percebeu seu laboratório estava em chamas, e acabou desmaiando.


Capítulo 3:  The First Dead
                Victor acorda, em uma cama, do seu lado está Henry, que mudou para Geneva para estudar linguagens. Henry conta que seu laboratório, seus livros, tudo que havia lá foi destruído.
                Victor decide começar a estudar línguas junto com seu amigo Henry.
                Meses se passaram, e um dia, Victor recebeu uma carta falando que seu irmão mais novo, William, tinha sido assassinado, com apenas 10 anos de idade. Victor foi imediatamente até Geneva, mas decidiu passar a noite perto do local onde seu irmão foi morto, de repente  ele viu o monstro que ele tinha criado, atrás dele.
                Nesse momento Victor percebeu que quem matou seu irmão foi o monstro, e começou a correr em direção a ele, mas o monstro era muito rápido e Victor não conseguiu alcançá-lo. Alguns minutos depois ele viu o monstro subindo uma montanha.


Capítulo 4: Home Again
                Victor decide ir para a sua casa ver seu pai e Elizabeth, seu pai está bem velho, e ela está com uma cara de tristeza. Elizabeth conta que quem matou seu irmão foi uma menina interessada numa foto que tinha uma moldura de ouro. A menina estava na prisão e iria ser enforcada as 10 horas daquela manhã.
                Victor foi o mais rápido que pode, mas não chegou a tempo... Agora havia duas pessoas que morreram por culpa do monstro e dele também.
                Victor pensou que simplesmente não poderia contar para eles sobre o seu segredo, de que tinha criado o monstro, então decidiu escalar a montanha mais alta para ver se conseguia encontrar o monstro.
                De repente Victor viu uma coisa se movimentando rapidamente, era o monstro, Victor imediatamente o parou, o monstro falou que se quisesse poderia matar ele facilmente, mas queria que ele o ajuda-se. Então o monstro começou a contar a sua história.


Capítulo 5: The Monster’s Story
                O monstro começa a contar sua história, ele se lembrava do fogo, ele lembrava e ter corrido e de não saber quem era e para onde iria, ele de vez em quando comia frutas de arvores ou roubava comida de casas, um vez quando ele foi roubar ele viu um homem com muito medo. Ele queria amigos, ele sorriu para o homem, mas ele correu.
                Depois de poucos dias, ele foi em um pequeno poço para beber e viu seu reflexo na água, viu o quanto era diferente dos outros homens, seus olhos amarelos, seus lábios negros, depois de ver isso ele entendeu porque as pessoas corriam dele. Ele se odeia, ele odeia o Victor Frankenstein.
                Victor perguntou como que ele sabia o seu nome, ele respondeu que ele pegou uma capa para se proteger do fogo e depois viu que nela estava um livro com seu nome, e quer agora matar todas as pessoas que tem o nome terminado em Frankenstein, o monstro continuou...
                Ele andou por muitos dias, até ver em um lindo vilarejo uma família, um velho homem, e dois jovens, uma menina e um menino. Ele ficou os observando até que um dia quando os dois jovens saíram, ele entrou, falou que apenas queria conversar com ele, e o velho mandou ele sentar, ficaram amigos, o velho foi como um professor para ele, mas, o monstro sempre saia antes dos dois jovens voltarem, um dia a menina voltou mais cedo, e quando viu o monstro começou a gritar, o menino viu o monstro e atirou, nisso o monstro começou a correr.
                E agora o monstro odeia todas as pessoas no mundo, mas principalmente o Victor Frankenstein porque ele o criou feio, e por causa disso todas as pessoas têm medo dele.
                Ele começou a vagar de novo, um dia ele estava andando perto de Geneva, quando viu uma criança feliz e cantando, ele queria fazer amizade com ela, quando ele a parou, a criança começou a falar para deixar ela ir, porque iria chamar o seu pai, e falou que seu pai era um importante homem, era Frankenstein, ouvindo isso o monstro pegou o pescoço da criança e a matou, no pescoço dela tinha uma corrente com uma foto que tinha uma mulher sorrindo, e ele falou que como não quer ver ninguém sorrindo, colocou o colar no pescoço de uma menina que dormia encostada em uma árvore, iriam pensar que foi ela que o matou e iriam matar ele também.
                Essa é a história dele, e logo depois o monstro pergunta o que Victor pode fazer por ele.


Capítulo 6: The Monster’s Request
                Victor falou que a única coisa que iria fazer era matar o monstro, mas o monstro logo falou que ele não iria conseguir porque o ele era bem mais forte do que Victor.
                O monstro pediu para que Victor criasse outro monstro, uma mulher, que pudesse amar ele. Victor falou que só iria fazer se depois disso o monstro sumisse com ela e não chegasse perto de mais nenhum humano, o monstro concordou.
                Victor não sabia o que fazer, se iria trabalhar com pessoas mortas e com sangue de novo, mas, primeiro de tudo foi visitar sua família em Geneva, ficou lá por quase dois meses, o pai dele estava bem feliz de ver ele lá.
                Um dia o pai dele falou que é muito solitário e que precisa de um companhia, e perguntou se ele gosta da Elizabeth como irmã ou com mulher, Victor pensou e respondeu que quer que ela seja sua esposa, mas falou que ainda não podia porque tinha que sair de Geneva para poder trabalhar.
                Se despediu de Elizabeth e falou para ela aguardar mais, pois depois de ele terminar o seu trabalho iria voltar para se casarem.
                Victor recebeu uma cata de Henry, falando que agora ele dava aula de linguagens na universidade e quer que Victor faça uma visita a ele.
                Uma ou duas semana depois ele achou uma casa abandonada, ele construiu um laboratório e começou a trabalhar pesado para criar o um novo monstro.


Capítulo 7: I Begin My Work
                Depois de alguns dias, ele foi a Strasbourg, Henry conhecia bem a cidade, estavam felizes juntos. Victor começou a trabalhar no monstro, mas ele odiava seu trabalho porque sabia que iria criar um monstro e não uma linda mulher.
                O cheiro de cadáveres o adoeceu, ele odiava falar com os homens para comprar corpos, era um trabalho perverso... Mais uma vez ele começou a juntar partes de corpos.
                Um dia por descuido de Victor, Henry descobriu seu trabalho, mas Henry não sabia do monstro que estava esperando ele acabar o seu trabalho, uma noite ele ouviu um barulho de fora casa, Victor gritou para ele ir embora e que o trabalho levaria mais dois ou três dias, mas não era o monstro era o Henry, para desespero dele o seu amigo tinha aberto a porta, e já estava vendo um monte de sangue e logo viu o corpo.
                Depois de Victor contar toda a história, Henry falou que ele não podia fazer isso porque eles poderiam ter filhos. Henry começou a colocar fogo no corpo, de repente o monstro saltou da janela, esganou Henry, falou que iria se vingar.
                Novamente seu laboratório estava em chamas, só que o monstro não queria que ele morresse porque queria que ele sofresse mais. Então com uma enorme força e habilidade, pegou Victor e saiu do laboratório.


Capítulo 8: My Wdding-night
                Victor acordou em um pequeno quarto branco, seu pai ligou para um medico dizendo que ele parecia estar melhor, o medico começou a falar com outro homem que o responsável por tudo era ele, ele que assassinou Willian e Henry. Nisso Victor lembra de tudo, mas o pai dele fala que ele não vai ser acusado porque estava longe de onde aconteceu o crime do Willian e o corpo de Henry foi achado muito distante dele.
                Victor foi para Geneva se casar com Elizabeth,na lua de mel, foram para as montanhas e Victor tinha certeza de que o monstro iria aparecer, mas Victor estava armado com uma arma de fogo.
                Uma hora, Victor saiu para encontrar o monstro e matá-lo, mas ouviu gritos saindo do quarto onde Elizabeth estava, mas não conseguiu chegar a tempo, o monstro a matou, e Victor entendeu que a vingança dele não seria matar ele e sim matar sua amada.
                Depois de seu pai ficar sabendo disso ele adoece, e em algumas semanas morre. Victor agora ia para o cemitério ver sua mãe, seu pai, seu irmão, e Elizabeth. O monstro teve sua vingança.


Capítulo 9: Revenge at Last
                Anos depois...
                Victor passou o resto de sua vida perseguindo o monstro, em diversos lugares. Agora ele estava em um lugar frio, mas como ele estava armado, ele ainda tinha chances de matá-lo.
                Durante uma perseguição, o monstro falou para ele que ele só queria ter amigos e ser feliz e que a culpa de tudo isso era do Victor, e não dele, e, foi se matar jogando-se em uma fogueira porque queria finalmente ter paz.

Carta 2: Victor decidiu morrer, a história de sua vida está acabada, talvez ninguém leia, mas não importa,e vai ficar com seu corpo até que fique duro e frio.E que Deus o perdoe. These are the last words of the unhappy Victor Frankenstein.
FIM

53 comentários:

  1. Muito boa a historia, me ajudou no trabalho de inglês

    ResponderExcluir
  2. Nao me ajudou em nada o livro é muito mais interresante !!! fato

    ResponderExcluir
  3. Otimo resumo (:
    me ajudou bastante em um trabalho de inglês !! ;)
    mais é uma triste história :(

    ResponderExcluir
  4. Prova de Ingles do Loyola, tamo feitoo

    ResponderExcluir
  5. :( Coitado. Boa história.

    ResponderExcluir
  6. Cara, graças ao seu resumo, prova de literatura vai ta muito facil de fazer. shaushua Valeu ai

    ResponderExcluir
  7. me ajudou e muito trabalho de português

    ResponderExcluir
  8. cade o resumo dos outros capitulos????

    ResponderExcluir
  9. Não me ajudou em nada, tive de ler todo livro para entender, mas foi fácil pelo fato de Frankestein só ter 51 páginas

    ResponderExcluir
  10. Uma coisa dloko mt ruin seu resum

    ResponderExcluir
  11. Uma história triste não gotei����

    ResponderExcluir
  12. tradução: Até monstros sentem sentimentos e querem fazer amizades e serem amados...
    Bem, hoje descobrimos que Victor deu um lóbulo frontal a Frankenstein... Por que eu to falando isso mesmo?

    ResponderExcluir
  13. tradução: Até monstros sentem sentimentos e querem fazer amizades e serem amados...
    Bem, hoje descobrimos que Victor deu um lóbulo frontal a Frankenstein... Por que eu to falando isso mesmo?

    ResponderExcluir
  14. valeu man na moral ajudo dms

    ResponderExcluir
  15. Frankstein(Mary Shalley)não tem 24 capítulos?

    ResponderExcluir
  16. Eu tenho q fazer um trabalho sobre esse livro mais não acabei de ler..... Isso ajudou muito!!!

    ResponderExcluir
  17. Muito bom mesmo! quem escreveu isso merece parabéns! Me ajudou muito na prova do livro,consegui tirar 8,5!

    ResponderExcluir
  18. Quem fez o Resumo merece muuuitas palmas! eu tirei 8,5 na minha prova do livro

    ResponderExcluir
  19. Eu não li o livro por que não gosto de ler livros mas esse livro parece ser legal. Estou lendo em um dia no outro tenho um trabalho de inglês e português valendo 5 pontos. Em faz esses resumos bem feitos merecem palmas ou Tocantins inteiro nome:Luís Gustavo

    ResponderExcluir
  20. muito bom o resumo, me ajudou muito obg

    ResponderExcluir
  21. Ouvi uma piada uma vez: Um homem vai ao médico, diz que está deprimido. Diz que a vida parece dura e cruel. Conta que se sente só num mundo ameaçador onde o que se anuncia é vago e incerto.
    O médico diz: "O tratamento é simples. O grande palhaço Pagliacci está na cidade, assista ao espetáculo. Isso deve animá-lo."
    O homem se desfaz em lágrimas. E diz: "Mas, doutor... Eu sou o Pagliacci."
    Boa piada. Todo mundo ri. Rufam os tambores. Desce o pano.

    ResponderExcluir
  22. Ótimo resumo. Ajudou muito. Obrigada !

    ResponderExcluir
  23. Belo resumo, obrigada moço, beijo na bundinha!

    ResponderExcluir
  24. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  25. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  26. Bando de arrombado chupa minha rola

    ResponderExcluir
  27. Não tão bom mas até vai

    ResponderExcluir